quinta-feira, 1 de maio de 2008

Diga não! aos casacos de pele


Expostos em vitrines e em desfiles, casacos e outros objetos com peles transmitem a idéia de elegância e riqueza. Mas nem todos sabem a terrível história que há por trás deles. Todos os anos, morrem milhões de animais de uma forma cruel, para transformar-se em uma roupa cobiçada pelas mulheres.
Grande parte dos animais utilizados são criados em cativeiro, outros, presos em armadilhas. Alguns conseguem escapar, e outros aguardam vários dias até o caçador voltar e matá-lo, asfixiando-os com os pés. Mas muitos não resistem à espera e acabam morrendo de fome, ou atacados por outros predadores.
Existem as criações em cativeiro, onde ficam confinados em gaiolas de espaço muito pequeno, onde acabam adquirindo comportamentos neuróticos como automutilações e canibalismo. Como o estresse é elevado, consequentemente afeta o sistema imunitário do animal, levando-o à morte. Como se não bastasse, ainda sofrem de consanguinidade, deformação dos órgãos genitais e problemas digestivos decorrente das dietas artificiais.
Além das péssimas condições de vida, eles ainda são submetidos a algumas torturas antes de se transformarem em casacos. São eletrocutados, envenenados, asfixiados ou estrangulados, e às vezes até esfolados vivos, tudo isso para que a pele fique intacta.
A ação dos defensores de animais fez com que o comércio de peles diminuísse nos últimos anos, mas mesmo assim ainda há muitos criadouros, principalmente na região Sul do Brasil, onde se vê não somente casacos, mas ainda golas, punhos, gorros, botas e bolsas. Algumas mulheres tomaram consciência de que ao usarem peles estarão contribuindo para a extinção das espécies, e muitos artistas se recusam a desfilar com eles. As peles, assim como jóias, sempre foram objetos de desejos, porém para se vestir com elegância não é necessário o sacrifício dos animais. Existem as peles sintéticas, que ficam lindas e imitam perfeitamente.
Animais não nasceram para satisfazer as nossas vaidades. Isso é vergonhoso. Uma mulher não precisa de peles para brilhar, mas sim, de personalidade, feminilidade e inteligência
.