quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A cidade de meninas

Na cidade de Jardim Olinda, no norte do Paraná, nascem muito mais mulheres do que homens. Estudos demonstraram que isso se deve à ação de agrotóxicos, que utilizados em larga escala na década de 80 nas plantações acabou se acumulando no lençol freático e entrando na água, prejudicando a cadeia alimentar dos animais e o homem, que se alimentou das plantas contaminadas. Há também o mesmo caso em SP, devido ao grande número de poluentes e em algumas outras regiões do Brasil. Devido ao fator preocupante, pesquisadores brasileiros são os primeiros a realizar estudos relacionados com a poluição e nascimento de meninas, e para confirmar este resultado, fizeram o teste com ratos. Foram colocados em gaiolas expostas à poluição e as fêmeas passaram a gerar mais fêmeas do que os que não tiveram contato com poluentes.
As substâncias presentes nos agrotóxicos são confundidas com hormônios pelo organismo, desequilibrando assim o sistema endócrino e favorecendo a fecundação por espermatozóides X os quais apresentam o gene feminino. Entre os produtos que mais influem são os inseticidas a base de cloro, como o DDT e o BHC. Toneladas deles que foram enterrados pelos agricultores décadas atrás, estão chegando aos rios e contaminando a água.
Parece que a expressão “ta faltando homem” está cada vez mais real... os moradores de Jardim Olinda que o digam. Nas escolas a grande maioria é menina, (até nas aulas de caratê) e nos bailes quase só mulheres. Será uma seleção natural? Segundo especialistas o cromossomo Y , que possui o gene masculino está cada vez mais em desvantagem na natureza. Parece mesmo que em pouco tempo quem dominará o mundo serão as mulheres.