quinta-feira, 10 de abril de 2008

Seja ecológico sem ser chato

Todo mundo está cansado de saber do aquecimento global. Alguns já não aguentam mais ouvir falar em economizar água, reciclar o lixo...etc. Outros, porém, até se preocupam com a questão, mas acham que o que ele fizer não vai adiantar nada se todos não fizerem sua parte. Fala sério, vc por acaso trocaria o carro pela bicicleta para ir até o trabalho? Com certeza não. Parou de comer carne depois que soube que os gases emitidos pelos ruminantes são um dos principais poluidores da atmosfera? Tbm não, obviamente... a não ser que já seja um vegetariano. E o banho? continua demorando hoooras debaixo d'água, ainda mais no inverno não é? Pois bem, é muito difícil partir da teoria para a prática. Mas o que os ecologistas recentemente descobriram, é que para melhorar de fato é necessário investir em tecnologia. A novidade da hora é energia eólica e a solar, que segundo os pequisadores vai ser aprimorada para que no futuro seja utilizada no lugar dos combustíveis comuns - estes, um dos grandes vilões do mundo contribuindo muito para o aquecimento global. E como a indústria automobilística está crescendo muito, o jeito é investir nessa idéia pq afinal, sem carro ninguém vive. Mas, se cada um de nós não contribuirmos pouco a pouco, no nosso dia-a-dia sem ser radical vamos melhorar e muito a busca por um mundo melhor. O grande diferencial está em como ser um ecologista sem ser um ecochato. Os cientistas estão fazendo a parte deles buscando novas tecnologias, agora faça a sua.
> Compre e venda coisas usadas, e sempre pergunte a alguém se não estiver interessado em algo seu antes de jogar fora.
> ligue para os anunciantes e avise-os que parem de jogar lixo na sua caixa de correios. Dessa maneira, vai economizar muitas árvores.
> Fique pelo menos um dia na semana sem comer carne vermelha. Como foi dito anteriormente, as vaquinhas são responsáveis por 18% das emissões de gases, além disso vai ser bom para o seu coração, evitando assim entupir as artérias.
> Troque uma longa viagem por videoconferências e e-mails. Use e abuse da internet para facilitar a sua vida, deixando de emitir mais CO2.
> Use móveis de madeira, dando preferência ao pinus, eucalipto e paricá, e evite as espécies como pau-brasil, mogno, imbuia e jacarandá-paulista. E não se esqueça de conferir o certificado do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.
> Evite plástico e vidro.
> Tome banho pela manhã, assim evitará o horário de pico.
> Use água que sai da lavadora de roupas para regar o gramado. Segundo botânicos, a água dos últimos enxágues é muito boa para as plantas.
> Pinte o telhado e as paredes de branco, diminuindo assim a temperatura em até 5ºC.
> E por fim, prefira os alimentos locais, pois reduzindo a distância dos caminhões, a poluição diminui.

6 comentários:

FCAWB disse...

muito interesante seu blog

ED CAVALCANTE disse...

ESSAS DICAS QUE VC COLOCOU NO POST NÃO SÃO TÃO DIFÍCEIS DE SEGUIR. SE VC DESENCANAR QUE É OBRIGAÇÃO E FIZER TUDO DE MANEIRA NATURAL, NEM PERCEBE QUE ESTÁ CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MELHOR. PROCURO FAZER A MINHA PARTE SEM LEVANTAR BANDEIRA ALGUMA, COMO ALGO QUE FAZ PARTE DA MINHA VIDA COTIDIANA.!

PS: em uma das dicas vc escreveu: "Eviste plástico e vidro" corrige lá! seu blog é maneiro!

Tatty disse...

ed cavalcante.. obrigada pela dica ;) volte sempre.. bjss

Rafael Puime disse...

Eu faço um monte dessas dicas que você postou. Não custa nada ajudar mesmo! Mesmo que eu me "prive" de algum conforto, minha consciência vai estar um pouco mais tranqüila por saber que as coisas podem durar um pouco mais!

Ótimo blog!

Grande Beijo!

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Esse é o caminho, as vezes acho que temos que Ser chatos sim, diante tanto descaso por ai...
Ótimas dicas - Ótimo post...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores disse...

São dicas não tão complicadas, mas que as pessoas não seguem as vezes. Ajudar não custa nada, mas as pessoas são preguiçosas.

APROVEITO A OPORTUNIDADE E FAÇO UM CONVITE PARA PARTICIPAR DA PROMOÇÃO NO BLOG.ENTRE JÁ, DESCUBRA E PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!!!

www.conquistadoresdm.blogspot.com