As sacolas plásticas surgiram no mundo em 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Vieram para contribuir com a filosofia “tudo descartável”. As pessoas usavam sem nenhuma dor na consciência. Mas os tempos mudaram, e elas se tornaram uma verdadeira praga moderna.
Menos de 1% das sacolas plásticas são recicladas, isso porque é mais caro a reciclagem de um saco plástico do que produzir uma nova. No mundo, é consumido aproximadamente um milhão de sacolas plásticas por minuto, ou seja, quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano.
As sacolas causam entupimento de esgotos e galerias causando inundações e, quando levados para o mar ou rios, causam danos à fauna marinha. Todo o ano são jogadas ao mar, ou largadas na costa, milhões de sacolas plásticas, e estas por sua vez, acabam sendo confundidas com alimento por milhares de animais, entre eles, o golfinho, focas, baleias e a tartaruga marinha que morrem por asfixia. Pesquisadores também encontraram no estômago de albatrozes várias tampinhas plásticas, pois na hora de separar o alimento não conseguiram fazer a distinção.
Além disso tudo, o plástico é derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos. Os sacos de plástico são fotodegradáveis: com o passar do tempo eles são decompostos em pequenos tóxico-polímeros que contaminam toda uma cadeia alimentar.
Países como China, Irlanda e Bangladesh já proibiram o uso de sacolas plásticas. Na Alemanha por exemplo, se você não levar sua própria sacola ao supermercado, vai ter que pagar um preço alto por cada saquinho que utilizar.
Aqui no Brasil já está sendo estudado uma medida para substituir as sacolas descartáveis pelas sacolas biodegradáveis ou por sacolas não descartáveis. Porém, não será tarefa fácil se desvencilhar de um hábito tão antigo, mas se cada um fizer sua parte, levando sua própria sacola pra fazer compras, de preferência de pano, e, no supermercado colocar as compras em caixas de papelão, já estará fazendo muito pelo meio. Isso significaria uma média de 24 sacolas plásticas guardadas por mês, ou 288 sacos plásticos por ano. Comece hoje a eliminá-la de sua vida.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)