quinta-feira, 10 de abril de 2008

Seja ecológico sem ser chato

Todo mundo está cansado de saber do aquecimento global. Alguns já não aguentam mais ouvir falar em economizar água, reciclar o lixo...etc. Outros, porém, até se preocupam com a questão, mas acham que o que ele fizer não vai adiantar nada se todos não fizerem sua parte. Fala sério, vc por acaso trocaria o carro pela bicicleta para ir até o trabalho? Com certeza não. Parou de comer carne depois que soube que os gases emitidos pelos ruminantes são um dos principais poluidores da atmosfera? Tbm não, obviamente... a não ser que já seja um vegetariano. E o banho? continua demorando hoooras debaixo d'água, ainda mais no inverno não é? Pois bem, é muito difícil partir da teoria para a prática. Mas o que os ecologistas recentemente descobriram, é que para melhorar de fato é necessário investir em tecnologia. A novidade da hora é energia eólica e a solar, que segundo os pequisadores vai ser aprimorada para que no futuro seja utilizada no lugar dos combustíveis comuns - estes, um dos grandes vilões do mundo contribuindo muito para o aquecimento global. E como a indústria automobilística está crescendo muito, o jeito é investir nessa idéia pq afinal, sem carro ninguém vive. Mas, se cada um de nós não contribuirmos pouco a pouco, no nosso dia-a-dia sem ser radical vamos melhorar e muito a busca por um mundo melhor. O grande diferencial está em como ser um ecologista sem ser um ecochato. Os cientistas estão fazendo a parte deles buscando novas tecnologias, agora faça a sua.
> Compre e venda coisas usadas, e sempre pergunte a alguém se não estiver interessado em algo seu antes de jogar fora.
> ligue para os anunciantes e avise-os que parem de jogar lixo na sua caixa de correios. Dessa maneira, vai economizar muitas árvores.
> Fique pelo menos um dia na semana sem comer carne vermelha. Como foi dito anteriormente, as vaquinhas são responsáveis por 18% das emissões de gases, além disso vai ser bom para o seu coração, evitando assim entupir as artérias.
> Troque uma longa viagem por videoconferências e e-mails. Use e abuse da internet para facilitar a sua vida, deixando de emitir mais CO2.
> Use móveis de madeira, dando preferência ao pinus, eucalipto e paricá, e evite as espécies como pau-brasil, mogno, imbuia e jacarandá-paulista. E não se esqueça de conferir o certificado do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.
> Evite plástico e vidro.
> Tome banho pela manhã, assim evitará o horário de pico.
> Use água que sai da lavadora de roupas para regar o gramado. Segundo botânicos, a água dos últimos enxágues é muito boa para as plantas.
> Pinte o telhado e as paredes de branco, diminuindo assim a temperatura em até 5ºC.
> E por fim, prefira os alimentos locais, pois reduzindo a distância dos caminhões, a poluição diminui.