domingo, 18 de outubro de 2009

Aquecimento global: os efeitos no Ártico

Especialistas preveem um aumento na temperatura do Ártico de até 9ºC durante o século XXI e o Pólo Norte pode ficar totalmente sem gelo no verão em apenas duas décadas. Um aquecimento de entre 3ºC e 5ºC já desencadearia mudanças bruscas nos ecossistemas da zona.


Estas são algumas das conclusões da equipe internacional que participou da primeira expedição no Ártico do chamado projeto Arctic Tipping Points (ATP, pontos de mudança no Ártico, em inglês), que constatou que uma massa de água quente proveniente do Atlântico invade grande parte do setor europeu do Oceano Glacial Ártico.


O aquecimento das águas árticas está provocando o derretimento rápido do gelo, assim como o deslocamento das espécies próprias da região para o norte.

Reportagem do site Yahoonoticias

5 comentários:

Sabina Insustentável disse...

Ainnnn, tanto calor assim? Espero que os cientistas criem logo um transporte pra marte. Ou até mais longe, prum planeta mais friozinho!

Da adoradora de frio,
Sabina

Camila O. disse...

Ah cara, como sempre digo, a Terra não precisa nada da nossa proteção para preservar a sua biodiversidade, além de que nós Humanos somos os únicos seres vivos que poluem o solo, o ar, a água etc.

O mundo vai acabar!!! òó

E confesso que tenho contribuído para tal. Ando de carro, de ônibus, gasto água... Efim... Partilhando a culpa!

Marcus disse...

O lado bom disso tudo é que a praia vai ficar mais perto de casa! kkk

Caroline disse...

Tem um filme estreando por aí que fala quase sobre isso...

E sinceramente? Tenho até medo!

Unknown disse...

Suellen
Acho que devia ter uma concientização melhor da população principalmemte com as queimadas até pq uma pessoa so não é nada em meio de um milham torço que o planeta respire melhor