sexta-feira, 5 de setembro de 2008

03 de setembro, Dia do Biólogo

Biologia, ciência da vida. O termo surgiu na Alemanha, em 1800, e foi popularizado pelo naturalista francês Jean de Lamarck, com a finalidade de reunir um número crescente de disciplinas que se referiam ao estudo das formas vivas. Devido à profissão ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo.
No símbolo da biologia, o óvulo sendo fecundado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde."
O profissional de biologia pode atuar em várias áreas, como indústria, meio ambiente, biologia marinha, microbiologia, genética e biotecnologia. Na indústria, o biólogo atua na utilização de microorganismos, como bactérias, para a fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc. Na área ambiental, é responsável por dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente.
Tenha paciência ao caminhar com um biólogo na rua. É provável que ele faça paradas freqüentes...sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro. Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um pouquinho diferente do seu. Sapos verdes e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, cobras, são todos lindos.
Ao biólogo, cabe a responsabilidade de pesquisar e proteger o ambiente e a vida, informar e conscientizar devidamente a sociedade, garantindo que o conhecimento seja repassado e compreendido.
"Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz." (Juramento Oficial do Biólogo)

3 comentários:

Daniel Leite disse...

Mais do que datas criadas com fins comerciais, os dias dos profissionais devem ser valorizados. Ninguém vai presentear, por exemplo, um biólogo no dia 3 de Setembro. Por ser, então, um dia mais dotado de "pureza", o reconhecimento é algo que não tem preço, e os biólogos certamente integram um campo muito útil à sociedade.

Até mais!

Anônimo disse...

Parabéns! xD

Erich Pontoldio disse...

Parabéns aos Biólogos !!!