quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A cidade de meninas

Na cidade de Jardim Olinda, no norte do Paraná, nascem muito mais mulheres do que homens. Estudos demonstraram que isso se deve à ação de agrotóxicos, que utilizados em larga escala na década de 80 nas plantações acabou se acumulando no lençol freático e entrando na água, prejudicando a cadeia alimentar dos animais e o homem, que se alimentou das plantas contaminadas. Há também o mesmo caso em SP, devido ao grande número de poluentes e em algumas outras regiões do Brasil. Devido ao fator preocupante, pesquisadores brasileiros são os primeiros a realizar estudos relacionados com a poluição e nascimento de meninas, e para confirmar este resultado, fizeram o teste com ratos. Foram colocados em gaiolas expostas à poluição e as fêmeas passaram a gerar mais fêmeas do que os que não tiveram contato com poluentes.
As substâncias presentes nos agrotóxicos são confundidas com hormônios pelo organismo, desequilibrando assim o sistema endócrino e favorecendo a fecundação por espermatozóides X os quais apresentam o gene feminino. Entre os produtos que mais influem são os inseticidas a base de cloro, como o DDT e o BHC. Toneladas deles que foram enterrados pelos agricultores décadas atrás, estão chegando aos rios e contaminando a água.
Parece que a expressão “ta faltando homem” está cada vez mais real... os moradores de Jardim Olinda que o digam. Nas escolas a grande maioria é menina, (até nas aulas de caratê) e nos bailes quase só mulheres. Será uma seleção natural? Segundo especialistas o cromossomo Y , que possui o gene masculino está cada vez mais em desvantagem na natureza. Parece mesmo que em pouco tempo quem dominará o mundo serão as mulheres.

7 comentários:

Paloma Piragibe - PP; doisP; doisps disse...

Nossa... O equilíbrio e a necessidade dos dois sexos para a própria evolução são mais que fundamentais...
Se isso ocorrer daqui alguns milhões de anos, ou menos a humanidade acabaria, né?
Que venham X, Y... e que isso seja apenas um estudo ainda não definido....
Abs e sucesso

passe lá depois:
www.doisps.blogspot.com

Adriano Dirribeira disse...

Olá, parabéns pelo blog e pelo texto!.. Obrigado pela visita no meu! Apareça quando quiser!
Olha só, acho que acabei de descobrir outro fator benéfico dos agrotóxicos (além da eliminação de pragas): a ploriferação das mulheres!.. rs que assim seja, nós homens agradecemos... rs
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Grande assunto, e que abre margem para discussões não só em relação ao meio ambiente mas também nas implicações culturais que isso pode causar à sociedade. Venho acompanhando desde ensino fundamental essa questão da influência dos agrotóxicos nos genes masculinos. De fato, caminhamos para uma sociedade em que o feminino cada vez mais será fará presente ao masculino. Resta a gente especular qual será a evolução da espécie humana para se adaptar a esse ambiente.

Um abraço

Italo Sena disse...

Caramba, dessa eu não sabia...
Já ouvi falar algumas vezes que as mulheres são mais resistêntes a algumas enfermidades, mas não sabia que agrotóxicos e outros poluentes podiam causar esse desequilíbrio.
De uma coisa eu sei, o uso de agrotóxicos tem que começar a ser fiscalizado. Tenho uns parentes no interior que tem plantações orgânicas e fiquei sabendo de histórias muito graves sobre esse agente controlador de pragas. Meu tio disse que visitou uma plantação todo dia morriam passáros que passavam pelo local .
Apesar do preço elevado, compensa para a nossa saúde o consumo de produtos orgânicos.

Adoro biologia e queria ser seguidor do seu blog, mas vi que você não disponibilizou essa opção. Se você não se importar, vou adicionar um link do seu blog na minha barra de ferramentas pra eu estar sempre comentando aqui.

Até logo o/

Destraia-me Se For Capaz disse...

Excelente o blog!
pensei que era ruim, ams comecei a ler, acho que vou ficar aqui por um tempo...

http://destraiame.blogspot.com/

Tatty disse...

Italo Sena....obrigada por add meu blog! vou ver onde marca a opção para seguidores d blogs...

volte sempre!
abço

Anônimo disse...

Gostei do blog! Parabéns! Deu-me a idéia de fazer um sobre direito, rs...bjos